artigo_170511

11 maio 2017

Tato no juízo que se emite sobre terceiros

“Tratando-se de amigos, põe sempre de tua parte muito boa vontade, pois teu deve ser o interesse por conservá-los.” – Da Sabedoria Logosófica

Instados ou não por outros, frequentemente emitimos nossa opinião sobre terceiros, fazendo juízo sobre o comportamento alheio. A Logosofia nos ensina que nesses casos devemos estar muito atentos para perceber se não há o desejo de influir a favor ou contra aquele que é objeto de nossa consideração.

“Se as circunstâncias te impuserem a obrigação de emitir um juízo sobre algum deles, observa ao fazê-lo se não existe em ti o desejo incontrolado de influir a favor dele ou contra. As consequências de ambas atitudes costumam ser variadas e, além de algum possível transtorno na amizade, poderiam colocar-te em situação de ter que ouvir, talvez crua ou duramente, a opinião ou o juízo dos que te observem ou escutem.” – Da Sabedoria Logosófica

Não somos obrigados a relatar tudo o que sabemos sobre a pessoa em questão. Podemos dizer aquilo que nos pareça bem e alertar que não temos observações a fazer sobre outros aspectos. A Logosofia ensina: “Jamais se arrependerá ninguém de falar bem de seu próximo.”

“Jamais se arrependerá ninguém de falar bem de seu próximo.” – Da Sabedoria Logosófica

Outro ponto é o de basear-nos em observações próprias e não de terceiros ao emitir um juízo. Sobre isso, ensina a Logosofia: “Toda informação é nada mais que um indicador onde devo ir fazer minha própria observação.”

“Toda informação é nada mais que um indicador onde devo ir fazer minha própria observação.” – Da Sabedoria Logosófica

Com isso evitamos cometer o erro de emitir um falso juízo baseado em alguma má intenção. Por outro lado, podemos sempre prevenir dizendo: – Caso esse fato relatado seja verdadeiro, então… – É um cuidado que devemos ter para não prejudicar nem o outro, nem nós mesmos, nem os demais que recebam nossa avaliação.

Em síntese, a Logosofia nos ensina a agir com sumo tato para merecer dos demais consideração e respeito, respeitando os demais e visando o bem de todos.

 


Quer conhecer mais sobre Logosofia e seu método original? Então se inscreva em um de nossos cursos de informação.